5 dicas de decoração para animais de estimação

Ter pet é a realidade da maioria das pessoas e conseguir transformar o espaço de forma funcional, prática e bonita pode parecer um grande desafio na decoração da sua casa. Vem ver a minha saga de criar um ambiente para o meu gatinho e, de quebra, veja dicas para ajudar com os seus bichinhos também!

Em 2020, já morando sozinha, comecei a me sentir só com todo aquele isolamento social e a vontade de ter um bichinho cresceu demais. Então, em setembro daquele ano, resolvi adotar meu primeiro gatinho, o Henri Matisse. Escolhi homenagear meu segundo artista favorito. O primeiro é Marc Chagall, mas não me soou bem para um felino. (Confesso que achei Henri mais charmoso!)

Paula Werneck e Henri Matisse - seu gato de estimação

Com a chegada do meu gatinho, tive que preparar a casa e rearrumar muitas coisas para que ele estivesse sempre em segurança.

Use essas 5 dicas para você não errar na hora de preparar o terreno para o seu pet:

1. Telas de Segurança

Essa é a primeira medida de proteção que precisamos adotar! Independente se é gato, cachorro, furão ou tartaruga…quem mora em apartamento precisa pensar em colocar tela de segurança nas janelas e varandas.

Antes de chamar a empresa para instalação, certifique-se se o seu condomínio tem um padrão de cor para as telas. Elas podem ser na cor branca, marrom, preta… cada condomínio orienta os moradores de forma que não interfira na composição da fachada do prédio.

Veja esse projeto  para um apartamento com tela em todos os ambientes.

2. Tecidos para filhotes

Os filhotes têm mania de roer ou afiar as garrinhas na lateral do sofá (principalmente os gatos). É do instinto deles, não tem como controlar, então, o que podemos fazer para minimizar esse problema é escolher tecidos como a sarja para o sofá.

Sued também é uma opção, mas é difícil achar um sued bonito… Eu sou mais adepta a fazer uma capa de sarja para o sofá. É um tecido com um custo legal, lavável na máquina e não desfia com as garrinhas afiadas.

Você pode fazer duas capas e ir alternando no dia a dia. Dependendo do modelo do sofá, a lona de caminhão também pode ser uma saída.

3. Acessórios bonitos e funcionais

Não sei vocês, mas eu nunca gosto das opções de acessórios que encontro nos mais famosos pet shops. Acho muito colorido, quase nunca combinam com a decoração da casa e nem sempre são da melhor qualidade.

Pensando nisso, conheci a Woolie Pet através do site Conexão Decor

Achei o máximo! Caminhas, bebedouros e comedouros com uma linguagem minimalista e funcional.

Comedouro_pet_minimalista_PWARQ.JPG

4. Armários

Nossos bichinhos também precisam do espaço deles no armário, não é?

Você precisará guardar fraldas, areia higiênica, ração úmida, ração seca, coleira, roupinhas e muito mais. Então, não deixe de reservar um espacinho de armário para isso tudo.

De quebra, você pode encaixar uma peça que combine com o estilo do seu apartamento!

5. Cuidado com a escolha das plantas

Sempre digo que as plantas trazem vida ao ambiente, nada como um verdinho para trazer alegria e aconchego.

Porém, precisamos ter cuidado com as plantas que colocamos em casa, algumas podem ser tóxicas para nossos bichinhos e queremos evitar isso ao máximo.

Dama da noite, Mamona, Azaleia, Coroa de cristo, Bico de papagaio, Violeta, Antúrio, Avenca… são algumas espécies que podem fazer mal ao seu pet. Fique de olho!

henri

Não adianta colocar as plantas no alto, lembre-se que gatinhos adoram escalar e vão em todos os lugares da casa!

Essas foram as cinco principais dicas para tornar sua casa em um lugar confortável e seguro para seu pet! Eles adoram participar da vida familiar, seja brincando, dormindo junto ou seguindo seus donos em todos os lugares.

Sempre que fazemos um projeto, pergunto aos nossos clientes se possuem animais de estimação, porque eles devem sempre serem levados em consideração na hora de compor a decoração e a funcionalidade da casa, trazendo soluções para um dia a dia ainda melhor para os nossos melhores amigos.

Beijinhos e até a próxima!